A carne vermelha e, em alguns casos, frutas e legumes estão faltando em Centros de Educação Infantil da cidade
20/03/2012 | 16:17Amanda de Santa
Desde o começo desta semana, diretores de algumas creches filantrópicas de Londrina, que sofrem com o desabastecimento de alimentos pela Prefeitura, precisam improvisar para não deixar faltar merenda para as crianças. A carne vermelha e, em alguns casos, frutas e legumes estão faltando em Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.
Na tarde desta terça-feira (20), a reportagem do JL confirmou a falta dos alimentos em algumas creches. Sem se identificar, a diretora de uma CEI informou que a geladeira está praticamente vazia, sem carne, legumes, frutas e verduras. Segundo ela, o Município informou que o processo licitatório para um novo contrato da merenda ainda está em andamento e não há prazo para que a situação seja normalizada. “Vamos recorrer ao Ceasa para conseguir frutas e legumes”, contou.
A diretora afirmou que a creche, que atende cerca de 80 crianças, já está sem carne vermelha há alguns dias. No entanto, uma empresa da região doa semanalmente 18 quilos de frango à entidade. “Não falta carne branca”, garantiu. Ela afirmou que a creche ainda possui leite, arroz e feijão em estoque.
A responsável por uma CEI na região leste de Londrina confirmou a falta da carne vermelha e também de margarina. “Hoje, vieram entregar legumes e verduras”, contou. A carne, segundo ela, está sendo substituída pelo frango. A direção de uma terceira creche filantrópica disse que a entrega de legumes e verduras foi normalizada na segunda-feira.
Em nota enviada na segunda (19) pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Educação informou que “houve problemas no fornecimento de carne vermelha, hortifrutis e leite na merenda escolar em consequência da ata de registro de preços, e que a situação será normalizada até segunda-feira (26)”, data em que a Prefeitura fará um novo registro de preços.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais e centros municipais de educação infantil estão abastecidos. A pasta informou que não registrou casos de falta de alimentos. Os hortifrutis estão sendo abastecidos com produtos da agricultura familiar.
Edital da merenda
Está marcado para a próxima segunda (26) registro de preços para a aquisição de alimentos destinados à elaboração dos cardápios da merenda escolar para este ano letivo.
No último dia 8, a Prefeitura de Londrina suspendeu o edital de licitação por conta de pedidos de esclarecimentos por interessados no certame.
F.C.F colaborando com Creche N. Sra. de Fátima, que está sofrendo com os atrasos na entrega de alimentos por parte da prefeitura
Como fomos avisados em cima da hora, foram doados somente 24L de leite, mas a mobilização continua para arrecadarmos mais alimentos!